terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Futebol arte

Neymar pode perder chance rara
Não há muito a comentar sobre o jogo Barcelona X Santos. Todo mundo viu, e os grandes comentaristas certamente já esgotaram o assunto. Da minha parte, como torcedor moderado de futebol, sem nenhum fanatismo (sou Inter, de Porto Alegre, desde criancinha, e só), quero apenas dizer que foi o mais lindo jogo de futebol que já vi na minha vida (olhando o Barça, claro). Só acharia paralelo na fantástica Seleção Brasileira que disputou a Copa na Espanha, a melhor de todos os tempos, e justo, oh ironia, uma daquelas que voltou sem o caneco tão cobiçado.
Hoje o Barcelona tem o time dos sonhos de todos os torcedores e de todos os jogadores. Burro do Neymar se deixar escapar essa chance e não ir jogar lá, garantindo para sempre seu lugar na história do futebol mundial. Imaginem a delícia que deve ser jogar ao lado daqueles caras, com aquele toque de bola preciso, rápido, de estontear até os adversários mais experientes. No jogo, a impressão era a de que poderiam fazer novo gol a qualquer momento, quando quisessem. Pareciam treinar. Com empenho e força total teriam enfiado 8 ou 9 gols. E contra um time que tem Ganso, Neymar, Borges... Não é brincadeira.
O mundo teve o famoso carrossel holandês. Eles desciam e subiam em bloco, atacando e defendendo, parecia um pelotão laranja em estratégia de batalha. Mas o Barça de hoje é ainda mais lindo, porque soma ao esquema tático o brilho individual. E Messi, que me desculpem os patriotas de plantão, está muito perto de começar a ser comparado a Pelé, que por enquanto não perdeu o trono, até hoje. “Messi foge da falta”, comentou o deslumbrado goleiro do Santos, Rafael. Ao contrário dos demais atacantes, que cavam faltas e pênaltis na frente da área. Messi jogando é uma pintura. Lembra-me Falcão e Zico nos seus melhores momentos.
Vai, Neymar, não perde teu tempo aqui num futebol onde só se pensa em ganhar dinheiro. E por isso em franca decadência.
Jogar no Barcelona, hoje, é para poucos. Um dia, no futuro, ele poderá se arrepender muito de não ter dado esse salto em sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário