sábado, 31 de dezembro de 2011

Dinheiro público

Maldita Copa do Mundo
Desculpem o título, tão mal-humorado. É inevitável, cada vez que leio notícias sobre os gastos públicos que esta farra da Copa do Mundo já está gerando. Os custos já passam de 700 milhões, segundo as mais recentes notícias. Estima-se a farra em 24 bilhões, mas existe um insuspeito estudo do próprio Senado falando em... Sente e beba um copo de água antes ler: 60 bilhões!
 É sim, maldita Copa do Mundo!
O mundo inteiro falando em crise, arrocho fiscal na Europa, a Grécia literalmente quebrada e de chapéu na mão. E o Brasil se preparando para fazer uma festa desse porte e se curvando aos caprichos das máfias que controlam a Fifa, uma entidade privada, que lucra com isso. E que tem a ousadia de interferir até nas leis do país, para atender ao interesses comerciais dos seus controladores.
Morre gente em corredor de hospital público que mais parece um chiqueiro. Falta saneamento básico em mais da metade do país. As novas favelas crescem nas beiras das rodovias por todos os cantos, acabando até com belos cartões postais de cidades praianas. O ensino está uma calamidade e precisa de investimentos urgentes, a começar por salários dignos para os professores e instalações em condições salutares para os alunos. Nossas polícias têm armamento obsoleto e suas delegacias são uma vergonha. Em São Paulo existe delegacia que sequer tem telefone. As Forças Armadas estão sucateadas e seu reequipamento é uma questão séria a ser considerada, para defesa do Pré-sal. E vai por aí.
E, no entanto, vamos gastar essa colossal montanha de dinheiro com futebol. Pra começo de conversa, São Paulo não precisava de um novo estádio, bastava melhorar o Morumbi. Isso foi um tremendo trambique.
Quem vai pagar a farra? Eu, você. Todos nós. Porque isso vai sair dos cofres da União, Estados e Municípios. Vão usar o BNDES, que não foi criado e não existe para isso, e sim para fomentar investimento sustentável, gerador de renda e empregos. Quando a farra acabar virá em seu lugar a ociosidade desses mausoléus. Mas as contas a pagar ficarão.
Sou insuspeito para criticar porque fui a favor de várias medidas do governo Lula. Mas essa de trazer a Copa para o Brasil foi de lascar. É insuportável! Onde esse cara estava com a cabeça quando foi lá com aqueles pilantras da CBF para reivindicar uma coisa que vários países, inclusive os Estados Unidos, estavam rejeitando?
Se vai ter roubalheira? Não seja maldoso. Será tudo limpo e transparente. Aguarde.

2 comentários:

  1. Caro jornalista Milton Saldanha!
    Que refrigério saber que você não padece da cegueira branca e mais ainda constatar que você não fica em cima do muro e externa sua exasperação contra a maldita Copa, que enriquecerá as ratazanas de sempre...
    Lembrei-me da inquietante e imperdível película "Quanto vale ou é por quilo?".
    Caloroso abraço! Saudações inconformadas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  2. Caro MIlton: Sabio o São Paulo Futebol Clube, que nao fez nenhum esforço para mexer no Morumbi e inclui-lo na famigerada copa. Pão e Circo, patrocinado pelo poder publico em beneficio de apenas um: a máfia da Fifa.

    ResponderExcluir