quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Amigas e amigos


Jornalista não se aposenta. Ainda mais como no meu caso, que aos 12 anos já sabia que profissão queria seguir. Era repórter do jornal mural do grupo escolar e cheguei a fazer um jornalzinho da minha rua, em Santa Maria (RS), que só tinha uma página e era escrito de punho. Minhas redações faziam sucesso na escola, porque deixava a imaginação viajar. Vale lembrar que naquele tempo ainda existiam escolas de datilografia, com formatura e diploma, o máximo que a tecnologia permitia alcançar. Fosse hoje, teria começado por onde agora estou terminando, com um blog.

É bem verdade, quem já me conhece sabe disso, que tenho um jornal mensal, impresso (10 mil exemplares) e também via internet. É o Dance, com 17 anos. Mas o Dance é um jornal especializado, voltado sobretudo à dança de salão, que amo e pratico desde os 14 anos. Estou com 66, façam as contas... No Dance não posso tratar de certos temas que me deixam altamente motivado a escrever todos os dias, seja para protestar ou elogiar. Mesmo assim, por falta de outro canal, já cometi ali algumas ousadias. Um bom exemplo foi a edição em que dediquei duas páginas à sugestões para melhorar a cidade. Coisa rara, convenhamos, alguém se arriscar propondo idéias, quando o mais cômodo é simplesmente falar mal. Distante há longo tempo das grandes redações, que me deixaram belas lembranças mas nenhuma vontade de retornar (tudo tem seu tempo), fiquei sem tribuna. Este blog, montado com a ajuda valiosa de uma querida amiga, a jornalista Liana Carolina, a quem nomeio como homenagem sua madrinha, nasce para dar vazão ao meu velho coração de repórter.

Espero continuar cumprindo bem o meu papel, com olho crítico e honestidade, contando com a leitura e opinião complementar de vocês, seja para concordar ou discordar, sempre com elegância e respeito, indispensáveis nas relações humanas civilizadas. Isso muito me honrará e deixará feliz.

Beijos! 

13 comentários:

  1. Caro jornalista Milton Saldanha!
    Finalmente temos a prerrogativa de vê-lo radiante e garboso num espaço cibernético denominado blog!!! Seja muitíssimo bem-vindo!!!!
    Tenho certeza que com seu víés arguto, erudição e tarimba jornalística nos brindará com temas palpitantes filtrados pela sua verve maravilhosa, que nunca, jamais, em tempo algum, ousou ludibriar seus leitores, bem como jamais plagiou textos...
    Sou seu primeiro seguidor, mas certamente seu blog - com celeridade - estará repleto de seguidores ávidos para lerem seus imperdíveis textos!!!
    Aproveito o ensejo para agradecer a intercessão da jornalista Liana Carolina que o instigou a tornar um fato este imperdível espaço cibernético!!!!
    Que a deusa da Justiça e da Sabedoria o tenha como pupilo sempre!!!!
    Caloroso abraço! Saudações probas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  2. Olá Milton
    Entrei aqui apenas para parabenizá-lo e aproveitar para dizer que estamos com saudades.
    Forte abraço.
    Paulo e Fabiana Sponton
    Professores de Dança de Salão.
    Piracicaba SP.

    ResponderExcluir
  3. Obrigados aos amigos pela participação e abraços!
    Milton

    ResponderExcluir
  4. Oi Tio,

    Eu adorei a idéia do blog. Para mim que estou fisicamente longe de todos ai no Brasil tenho pelo menos a oportunidade de "ouvir" a tua voz. Já estou curiosa para acompanhar as discussões que vao surgir nesse espaço. Parabéns e até. Nora

    ResponderExcluir
  5. Olá Milton!!
    Que boa surpresa!!

    Felicitações pela concepção deste blog, que passarei a acompanhar..

    Seus leitores só ganharão com sua vasta experiência de jornailsta e escritor...

    Um grande abraço e votos de muito sucesso neste seguimento..

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por mais esse espaço.

    abraços,

    Gracinha e Cirtona
    Curitiba

    ResponderExcluir
  7. Bom dia queridíssimo Milton, tudo bem? Fico feliz em saber que agora teremos a oportunidade de acompanhar suas publicações, opiniões, sugestões, ensinamentos e muitas outras coisas coisas pela Net através dos seu blog. A dança de salão agradece. Abraços e tudo de Deus e de dança
    Marcelo Grangeiro
    www.marcelograngeiro.com.br

    ResponderExcluir
  8. Milton,
    Parabéns pela iniciativa!!
    Certamente estarei por aqui acompanhando os teus escritos, pois adoro ler as tuas matérias.
    Admiro muito o teu talento e acho que esse blog é uma excelente oportunidade para estarmos mais pertinho de ti...
    Com carinho,
    Um super beijo dançante!
    Milena Vasconcellos
    www.studiopaulopinheiro.com.br
    POA/RS

    ResponderExcluir
  9. Queridas e queridos amigos, mais sobrinha do coração Nora (que mora na Alemanha): vocês todos são muito carinhosos e generosos. Essa confiança aumenta minha responsabilidade e também é muito estimulante. Beijos a todos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  10. Olá Milton, parabéns por mais este canal de comunicação. Abraços!
    Renato L. Picolo

    ResponderExcluir
  11. Meus caros: muitas pessoas fizeram contato comigo pelo e-mail do Dance porque não conseguiram postar aqui seus comentários. Permitam-me explicar que ainda sou foca em blog. Estou aprendendo (e apanhando), abusando da paciência da Liana Carolina, que formatou a página e tem sido minha mestra. Então, ainda sem domínio pleno da ferramenta, fica dificil ajudar e dar dicas. Paciência,começo é assim mesmo. Em breve tudo se resolve. Por enquanto, obrigado mesmo assim.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  12. Caro jornalista Milton Saldanha!
    Espero que você volte a publicar o artigo sobre a cruciante questão do trânsito brasileiro!!!
    Embora o tenha lido deixei para comentar depois... Assim que você publicá-lo novamente comentarei...
    Tenho certeza que seu espaço cibernético será referência nos meios jornalísticos, porque além da sua tarimba você tem uma relação pautada pela lisura e transparência com seus leitores!!!
    Certamente - com celeridade - você aprenderá a interagir com desenvoltura com o blog, que permitirá o registro dos seus viéses de mundo sempre pautados pelo racionalismo, que tem como escopo desvelar sempre!!!!
    Acredito que aqui será um fórum privilegiado para discutirmos temas palpitantes, tendo como comandante mor - você - um formador de opinião arguto e erudito que respeita sobremaneira seus leitores!
    Caloroso abraço! Saudações vigorosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  13. Miii... Adorei !!!
    Novo desafio !!
    E o que seria de nossa vida sem desafios..
    são desafios que proporcionam com que nossa
    vida tenha novas cores e nos possibilita desenvolver capacidades inimagináveis !!
    Poder interagir com o escritor é algo fenomenal.. cresce todos.. nós e vc !!..
    Em tempo.. e apropriado:
    " A vida é uma escuridão...
    se não houver um impulso..
    Todo impulso é cego ...
    se não houver o saber
    Todo saber é em vão ...
    se não houver o trabalho
    Todo trabalho é vazio ...
    se não houver amor " Hérmes

    Sorte na nova empreitada.. e conte conosco !!
    Abração Tanguero, Thelma / Confraria do Tango

    ResponderExcluir