quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Está faltando estratégia

Movimento contra corrupção pode cansar.
É isso que os corruptos desejam.
As marchas contra a corrupção tendem a virar rotina e muito em breve ninguém mais dará bola para elas, nem a mídia. Vão encolher cada vez mais em adeptos e no noticiário, pela falta de novidade e, mais do que isso, pela falta de propostas concretas para combater esse mal.
Qualquer pessoa do bem apóia todas as iniciativas anticorrupção. Mas é indispensável que elas sejam mais objetivas, ataquem alvos claros do cenário político e também empresarial, neste último onde estão os corruptores. Da forma evasiva como estão acontecendo acabam repetindo aquelas caminhadas pela paz, com todos de branco, enquanto os bandidos debocham e voltam a atacar até com mais furor.
Esse mal arquitetado movimento anticorrupção, por melhor que sejam suas intenções, pode acabar queimando o filme na hora em que se torne necessária uma mobilização organizada e de grande porte, que sirva de instrumento de pressão. Era o que deveria ter acontecido, e infelizmente não aconteceu, durante a crise do mensalão. E por que não aconteceu? Porque o mensalão não foi um crime isolado do Dirceu e de outros caciques do PT. Envolveu todos os partidos. Todos! Todos levaram o dinheiro do contribuinte. Logo, não havia respaldo para a montagem de um movimento de massas. É importante observar que as entidades que poderiam ter feito isso, como OAB, ABI e UNE, por exemplo, entre outras. estão de alguma forma atreladas a determinados partidos, ainda que não de forma explícita.
O atual movimento pode até ser muito simpático. Mas pode cansar e com o tempo esvaziar uma luta que a cada dia se torna cada vez mais necessária.

5 comentários:

  1. Caro jornalista Milton Saldanha!
    Fico cá a divagar sobre a corrupção trazendo à baila a irretocável frase do nobilíssimo e saudoso escritor Eça de Queiroz:
    "Os políticos e a as fraldas são semelhantes, possuem o mesmo conteúdo"
    Caloroso abraço! Saudações probas!
    Até breve...
    João Paulo deOliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  2. 18 dias depois do lançamennto deste blog e até às 11:17h deste domingo, dia 20 de novembro, o marcador registrava 1.016 visitas a este blog. Não é nenhuma multidão, mas o número não deixa de ser expressivo pelo pouco tempo de veiculação e por seu conteúdo, crônicas e artigos, alguns longos. Para um país sem tradição e hábito de leitura, até que está bom.
    Obrigado a todos! Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  3. Caro jornalista Milton Saldanha!
    O número de acessos comprova que em menos de três semanas o seu blog já tem muitos leitores!!!
    No meu viés, é possivel que não deixem comentários, porque palavras o vento leva, já a escrita...
    Faz parte da nosso cultura não externarmos, principalmente se for através da linguagem escrita, o que pensamos sobre o assunto colocado em foco, porque se assim o fizermos deixamos patente nosso posicionamento, que denota que não ficamos em cima do muro.
    Você é um jornalista muito conceituado!!! Isto posto, já me habituei a ler o que sua brilhante verve nos brinda e como aqui não é o blog do pensamento único, nem sempre estamos na mesma sintonia, mas o considero um formador de opinião supimpa, que não nos deixa indiferentes!!!!
    Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  4. Caro professor João Paulo: agradeço por sua generosidade e cumprimento-o por sua elegância. Trabalhei muitos anos na grande mídia e lá o leitor era sempre um ser distante e quase ausente. Mesmo quando eram 300 mil, ou mais. Nesta nova linguagem da internet a novidade e o bom é a troca com o leitor. Estou imaginando que as pessoas possam estar encontrando dificuldades técnicas para postar comentários, e já recebi avusis sobre isso pelo e-mail do jornal Dance. O número de visitas ao blog me surpreende, sinceramente. Mas não posso negar um pouco de frustração pela falta do diálogo. Espero não desanimar...
    Abraço grande!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  5. Na sexta linha, leia-se avisos. Desculpem.
    Milton

    ResponderExcluir