domingo, 20 de novembro de 2011

Shows no Dançata Master Tango

Sebastian Arce e Mariana Montes
levam público brasileiro ao delírio

A Dançata e seu evento Tanghetto viveram duas noites históricas em 19 e 20 de novembro, quando ocorreram os bailes do VI Dançata Master Tango: as apresentações arrebatadoras dos mestres argentinos Sebastian Arce e Mariana Montes. Eles reafirmaram aquilo que muitos tangueiros já sabiam e que o jornal Dance vem reafirmando em sucessivas matérias nos últimos anos: estão entre os (poucos) maiores bailarinos da modalidade em nível mundial. O público, mais de duzentas pessoas, aplaudiu com intensidade nunca vista antes em qualquer outro evento de tango em São Paulo e “obrigou” o casal a voltar várias vezes à pista para novas apresentações. Eles atenderam com visível prazer e emoção pela calorosa receptividade dos brasileiros.
Tem se tornado hábito na dança classificar todos os profissionais como artistas. Ainda que isso seja muito simpático, não é justo. Artistas, realmente dignos da definição, são poucos. E Mariana Montes e Sebastian Arce estão entre eles. Mais do que artistas, são duas estrelas que sabem tudo de tango, alternando movimentos de alta precisão e velocidade com momentos suaves e lentos, de rara beleza plástica. A maioria dos seus passos surpreendem, são inusitados e renovadores, fugindo da mesmice e do previsível. Quem nunca viu tango na vida fica de queixo caído. E quem é do ramo e tem noção do grau de dificuldade de determinados giros e movimentos que envolvem muito eixo e equilíbrio sai carregando o espetáculo na memória por longo tempo. Isso faz a diferença entre o que é ou não arte, como eu já disse certa vez no Dance comentando um espetáculo impar da Mimulus, do Jomar Mesquita. O trivial você esquece alguns minutos depois. A arte você carrega, leva para casa e para todos os lugares. Seu impacto custa a se dissipar. E dessa forma o artista transfere a emoção para você, enriquecendo também seu espírito.  

Esta e outras matérias você lerá na próxima edição do jornal Dance, com 10 mil exemplares impressos + integral na Internet + mais de 4 mil despachos em PDF + parceria com redes sociais de dança. Circulará a partir de 7 de dezembro. Não perca!

Um comentário:

  1. Caro jornalista Milton Saldanha!
    O casal de bailarinos em foco deve ser realmente magnífico, porque sei que você é um grande conhecedor do tango e muito crítico também e se teceu este comentário altamente apreciativo é porque os bailarinos citados são excepcionais!
    Caloroso abraço! Saudações terpsicoreianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir