sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Novo escândalo

Ufa, finalmente pegaram a Controlar
A Controlar virou sinônimo de martírio para os proprietários de veículos de São Paulo, tomados como bodes expiatórios da poluição da cidade, quando se sabe que o grande poluidor é a indústria, não fiscalizada, ou mal fiscalizada. Ufa, eis que dois promotores resolveram desmascarar e enfrentar a máfia. A Controlar não está apta a fazer os testes que continua fazendo, o que coloca em questão as taxas com valores abusivos que vinha cobrando dos já espoliados contribuintes.
Nas duas vezes em que fui enfrentar o martírio dos testes fui percebendo a sacanagem. Em cada reprovação o proprietário tinha que pagar nova taxa de quase 70 reais, engordando os cofres da Controlar. Então eles reprovavam o maior número possível de carros, claro. Os testes adotavam patamares absurdos, tanto que provou-se que até carros zero, recém saídos da fábrica, eram reprovados. Enquanto isso, os carros muito velhos, os verdadeiros poluidores, sequer eram abrangidos pela lei. Muito menos os veículos dos órgãos públicos, com manutenção precária, que trafegam soltando fumaça preta pelas ruas da cidade.
O prefeito Kassab está sob suspeição e acusado de irregularidades na contratação da Controlar. Não sou eu falando, são os promotores. Hora boa de ir fundo e apurar toda a extensão da pilantragem. E devolver o dinheiro aos lesados, que são todos os proprietários. Não é pouca gente. Para isso é indispensável que a Justiça vá em cima da empresa e dos seus donos, que ganharam montanhas de dinheiro com esse trambique.
Algum dia isso teria que acontecer. Não conheço ninguém que não estivesse de saco cheio com essa Controlar. Encontrei na fila uma senhora que havia sido reprovada cinco vezes. Pagou cinco taxas. Um absurdo. Eles poderiam até reprovar, mas jamais cobrar nova taxa. É muito roubo. A máfia cria as leis e fatura alto com elas. Eis um caso típico.

Um comentário:

  1. Caro jornalista Milton Saldanha!
    Espero que efetivamente o Poder Judiciário apure de fato e, se comprovado atos ilícitos, faça prevalecer as sanções previstas em Leis.
    Por que somente os paulistanos são obrigados a levar seus veículos para inspeção veicular quando sabemos que os veículos das demais 38 cidades, que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, também contribuem sobremaneira para a poluição da cidade?
    Caloroso abraço! Saudações metropolitanas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir